Blog

Revista Tempus Actas em Saúde Coletiva lança convocatória para edição especial sobre Saúde e População LGBT

Revista Tempus Actas em Saúde Coletiva lança convocatória para edição especial sobre Saúde e População LGBT

Revista Tempus Actas em Saúde Coletiva (ISSN 1982-8829) informa que está aberta a chamada pública para submissão de artigos científicos para o número especial “Saúde e População LGBT: um diálogo mais do que necessário” a ser lançado em dezembro de 2016. São editores convidados o Prof. Dra. Flávia do Bonsucesso Teixeira, Prof. Dra. Maria Fátima de Sousa, Prof. Dr. Edu Turte Cavadinha, Prof. Dr. Murilo dos Santos Moscheta e MSc. Ana Gabriela Nascimento Sena.

A Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais foi instituída em 2011 com o grande desafio de construir um caminho mais equitativo no Sistema Único de Saúde para essa população. Desafio porque nasce em um país onde os contextos histórico, político e social fazem dos ambientes de Saúde não apenas desacolhedores, mas também inóspitos e violadores destes sujeitos. A problemática tem a sua maior tradução no preconceito por orientação sexual e identidade de gênero que vem sendo incansavelmente denunciado pelos movimentos sociais e pesquisadoras/es no mundo inteiro. Desta forma, acreditamos que a academia em diálogo com a sociedade civil, tem que se posicionar enquanto locus privilegiado para a visibilização e conquista de direitos desta população para que consigamos alcançar a tão sonhada equidade em saúde.

O objetivo desse número especial é coletar um conjunto de artigos de alta qualidade com contribuições recentes e originais relacionados ao tema Saúde e População LGBT. O número pretende contar com contribuições que contemplem um dos cinco eixos principais: (a) Ações e programas voltados à população LGBT; (b) Educação, Formação ou Treinamento de trabalhadores e gestores da saúde; (c) Práticas criativas e inovadoras nos serviços da saúde e gestão (d) Vivências nos serviços de saúde (e) Intersetorialidade e transversalidade: como outros setores e áreas de conhecimento podem contribuir com a saúde na luta pela equidade.

Os artigos devem ser escritos em português ou inglês descrevendo pesquisas com resultados empíricos não publicadas e não submetidas a outros periódicos científicos. Um guia para autores para a preparação do manuscrito pode ser encontrado no site do periódico “Tempus: Actas de Saúde Coletiva” na Web em: http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/about/submissions#authorGuidelines.

O quê: divulgação de chamada de artigos científicos recentes e originais
Submissão até: 30 de setembro de 2016
Onde: www.tempusactas.unb.br
Lançamento: dezembro de 2016

Fonte: Tempus Actas em Saúde Coletiva 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

aneka resep masakan