Integrantes do Observatório

COORDENAÇÃO EXECUTIVA

 

valeria

Ana Valéria M. Mendonça

Professora adjunta IV do Departamento de Saúde Coletiva, da Universidade de Brasília (UnB). Pós doutora em Comunicação em Saúde, pelo Centre de Recherche sur la Communication et la Santé (ComSanté), da Université du Québec à Montréal (UQAM). Possui doutorado em Ciência da Informação pela UnB, mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Administração da Comunicação Empresarial e graduação em Jornalismo e Relações Públicas. Atualmente é coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva e do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UnB (NESP/CEAM/UnB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informação em Comunicação em Saúde Coletiva (CNPq-Brasil). Coordenou o Centro de Tecnologias Educacionais Interativas em Saúde, da Faculdade de Ciências da Saúde (CENTEIAS/FS). Foi consultora em projetos de inclusão digital para o Ministério das Comunicações. Tem experiência nas áreas das Ciências da Informação e da Comunicação com ênfase em Comunicação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: informação e comunicação em saúde, tecnologias da informação e comunicação em saúde, inclusão digital, alfabetização em informação e em comunicação, redes e mídias sociais e ensino a distância.

 

edu-cavadinha

 

Edu Turte-Cavadinha

É graduado em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (2005). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2008), e Doutor em Ciências (Saúde Pública) pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP (2012), Tem experiência em estudos de gênero, sexualidade, saúde reprodutiva, saúde sexual e homoparentalidade. Atualmente, integra o Observatório da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (NESP/UnB) e também trabalha com pesquisas que discutam a atenção à saúde da população LGBT.

 

 

 

 

 



 

EQUIPE DE PESQUISADORES

alana

Alana Dantas Barros

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é Mestranda em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB), na linha de Saúde, Cultura e Cidadania. É pesquisadora júnior do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/UnB), onde está envolvida em pesquisas relacionadas à saúde da população LGBT incluindo o Observatório da Política Nacional da Saúde Integral LGBT no SUS, onde atua na equipe de síntese de evidências científicas.

 

 

 

ELIANE


Eliane Brito

Graduada em História, atualmente faz mestrado também em História (UNB). Possui pós-graduação em Gênero e Diversidade na Escola (UFG), formação em Educação Quilombola (UFG). Formação em Educação Popular (PUC-SP, UCB). Tenho mais de 5 anos de experiência como professora do ensino básico e superior, presencial e à distância. Trabalho com mídia e oficinas de Comunicação e Vídeo para Defesa dos Direitos Humanos, conhecimento adquirido com a Organização Internacional Witness. Também é educadora popular na formação de lideranças comunitárias. É pesquisadora júnior do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/UnB), trabalhando no desenvolvimento de curso de formação para gestores e sociedade civil da Política Nacional de Saúde Integral da População LGBT.

 

 

 

foto-fabi

 

Fabiana Ganem

Pesquisa cultura digital e acesso a informação em saúde. Militante pelo software livre, trabalha com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias abertas no campo da informação em saúde. É Bióloga e mestranda em saúde coletiva na Universidade de Brasília com o tema  acesso à informação em saúde da população LGBT. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública.

 

 

lucas


Lucas Felipe

Formado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília, Campus Ceilândia, atualmente especializando em Gestão de Políticas Informadas por Evidências, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-libanês. Atua no observatório de Saúde Integral da População LGBT como apoiador da pesquisa sobre a qualidade do acesso da população LGBT no SUS e desenvolvendo um scoping review sobre saúde LGBT no Brasil.

 

 

 

 

raelma


Raelma Paz Silva

Bacharela em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília – UnB. Especializanda do Curso de Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências. Integra a equipe da Rádio Web Saúde onde desenvolve projetos na área de produção de conteúdo audiovisual. Atualmente é pesquisadora Júnior do Núcleo de Estudos de Saúde Pública da Universidade de Brasília, (NESP/UnB) e membro do Observatório da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

 

 

 

 

tainha
Taináh Mota e Silva

Bacharela em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília. Possui experiência na área de Saúde da Mulher, onde atuou como pesquisadora do PET – Rede Cegonha, que tinha como objetivo avaliar a implantação da Rede Cegonha em Ceilândia – DF. Também atuou no projeto Territorialização em saúde, cujo objetivo era mapear os hipertensos e diabéticos no bairro Sol Nascente/DF. Atualmente é pesquisadora júnior do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP) e integra a equipe do Observatório LGBT colaborando com o Projeto Memória e georreferenciamento dos dados sociodemográficas e epidemiológicos. Também auxilia na gestão de projetos do NESP.

 

 

 

 tamis
Tamires Marinho

Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Paulista e estudante de Pós-Graduação do Curso de Gestão das Políticas Sociais nessa mesma instituição. Possui experiência na área de comunicação em saúde, tendo atuado no Núcleo de Comunicação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (NUCOM/SVS/MS) no período de 2011 a 2012. Atuou como Coordenadora Técnica de Gestão da Informação e Comunicação em Saúde do Observatório Ibero-Americano de Políticas e Sistemas de Saúde (OIAPSS) no período de 2013 a 2015. Atualmente é assessora de comunicação do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade de Brasília (NESP/UnB) onde colabora com o desenvolvimento de projetos com foco na prevenção e promoção da saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles o Observatório da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

 

 

 



 

aneka resep masakan