Videoteca
Saúde LGBT | Andrey Lemos (Min Saúde) destaca Política LGBT como marco na saúde de gays e bissexuais
Sinopse: Campanha ‘Cuidar bem da saúde de cada um. Faz bem para todos. Faz bem para o Brasil’ – Homens Gays e Bissexuais Andrey Lemos, tecnologista em Gestão de Políticas Públicas de Saúde do Departamento de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP), integrante da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (DAGEP/SGEP/MS), fala sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Política de Saúde LGBT).
Ele aponta este marco legal como peça chave para nortear gestores, conselhos de saúde, movimentos sociais e a sociedade em geral no enfrentamento à discriminação contra homens gays e bissexuais para, com atendimento humanizado e acolhedor, garantir a eles a integralidade do cuidado no Sistema Único de Saúde.
Tipo de produção: Propaganda
Direção, roteiro e produção: Ministério da Saúde
Publicado: 27 de abril de 2016
Origem: YouTube
Chá dos 5 – POLÍTICAS MUNICIPAIS LGBT
Sinopse: Mesmo sendo superimportante, pouca gente conhece de fato o que são políticas públicas. Uma dúvida que nunca mais existirá depois de assistir a este Chá, que traz como quinto sabor o coordenador de políticas LGBT da Prefeitura de São Paulo, Alessandro Melchior. Descubra, conheça melhor e entenda o que está sendo feito pela comunidade LGBT nos âmbitos municipal e nacional.
Tipo de produção: Entrevista
Direção, roteiro e produção: Chá dos 5
Publicado: 19 de maio de 2016
Origem: YouTube
Saúde pública e população LGBT
Sinopse: Trabalho acadêmico feito por estudantes para a disciplina intitulada “Desenvolvimento da comunidade”
Tipo de produção: Vídeo animado protagonizado pelas estudantes
Direção, roteiro e produção: Carol Baldança
Publicado: 30 de junho de 2015
Origem: YouTube
Nome Social: Cidadania e Respeito
Sinopse: Obra de ficção produzida para o Curso de Política Nacional de Saúde Integral LGBT (UNA-SUS UERJ), baseada em experiências reais ocorridas nas Unidades Básicas de Saúde do Sistema Único de Saúde – SUS. A obra pretende ilustrar situações cotidianas a fim de motivar os profissionais do SUS quanto à reflexão de suas práticas, com impacto no atendimento em saúde e cuidado à população LGBT.
Tipo de produção: Curta metragem
Direção, roteiro e produção: Una SUS UFRJ
Publicado: 24 de novembro de 2015
Origem: YouTube
As Raízes da Homofobia
Sinopse: Roberto Cabrini investiga os grupos radicais que pregam a violência, o ódio e a intolerância aos homossexuais.Quem são eles e como agem? Câmeras escondidas mostram como o preconceito aos gays resiste na sociedade brasileira. Como você reagiria se seu filho fosse homossexual?
Tipo de produção: Reportagem de TV (SBT)
Direção, roteiro e produção: Roberto Cabrini
Publicado: 6 de abril de 2015
Origem: YouTube
O Enigma: ONU contra a homofobia
Sinopse: 76 países ainda criminalizam as relações consensuais entre pessoas do mesmo sexo e as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Neste vídeo do escritório de direitos humanos da ONU, pessoas de diversas origens fazem perguntas diretamente para o espectador para expor a natureza das violações de direitos humanos sofridas por pessoas LGBT em todo o mundo. O vídeo inclui mensagens do secretário-geral da ONU e da alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay. A mensagem da ONU é de que direitos LGBT são direitos humanos. Juntos, vamos construir um mundo que é livre e igualitário.
Tipo de produção: Propaganda
Direção, roteiro e produção: Escritório de Direitos humanos da ONU
Publicado: 16 de maio de 2013
Origem: YouTube
Preconceito não é opinião: um recado do Estação Plural no Dia do Orgulho LGBT
Sinopse: Os apresentadores do Estação Plural Mel Gonçalves, Fefito e Ellen Oléria rebatem chavões preconceituosos e prestam uma homenagem ao orgulho LGBT. #PreconceitoNãoÉOpinião
Tipo de produção: Propaganda midiática
Direção, roteiro e produção: Estação Plural da TV Brasil
Publicado: 28 de junho de 2016
Origem: YouTube
Curta-metragem “O preconceito cega”
Sinopse: De Hitler e nazistas aos proprietários de escravos, o preconceito de uma raça contra outra tem resultado em atrocidades. Para combater a doença do preconceito racial, sociedades modernas elaboraram e aprovaram legislações para garantir que as pessoas se “tratariam” com respeito e dignidade, permitindo a todos o direito inalienável da vida e liberdade. Embora a ação do homem possa ser legislada, os seus corações e temores não podem. Assim, a sociedade continua a sofrer da doença.
Tipo de produção: Curta-metragem
Direção, roteiro e produção: Patrick Thouin
Publicado: 21 de setembro de 2012
Origem: YouTube
O Xadrez das Cores: o preconceito e o desafio da acolhida da diversidade
Sinopse: Este curta metragem é um filme sobre a questão do preconceito nas relações humanas entre brancos e negros.Todavia, o filme nos convida a ir além da “questão racial”! Fala também de solidão, de cuidado, de superação…
Assista-o e faça a sua reflexão! Por ser educativo, vale a pena ser compartilhado!
A educação para a diversidade é um dos grandes desafios de hoje para a família, a escola, a religião.
Tipo de produção: Curta-metragem com
Direção, roteiro e produção: Um filme de Marco Schiavon com Myrian Pires e Zezeh Barbosa
Publicado: 24 de novembro de 2013
Origem: YouTube
Sala de Convidados – Transexualidade e Direitos Sociais
Sinopse: Sala de Convidados – Transexualidade e Direitos Sociais: esta edição do Sala de Convidados debate o tema Transexualidade e Direitos Sociais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) deve excluir, este ano, a transexualidade da lista de doenças que orienta a saúde no mundo, a Classificação Internacional de Doenças (CID). Ela deixa de ser considerada um transtorno do desenvolvimento sexual e os transexuais devem ganhar um capítulo próprio que irá reunir outras “condições relativas à sexualidade”.
Os convidados desta edição são Rita de Cássia Vasconcelos da Costa, diretora do Movimento de Mulheres de São Gonçalo/RJ(MMSG), conselheira municipal de Direitos da Mulher de São Gonçalo(CMDM), pesquisadora do Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (DIHS), da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), coordenadora do Curso de Especialização Gênero, Sexualidade, Direitos Humanos do DIHS/ENSP e Integrante do Comitê Pro Equidade de Gênero e Raça da FIOCRUZ/RJ; Claudio Nascimento, superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da SEASDH e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia; e Alessandra Ramos, coordenadora do Grupo Transrevolução/RJ.
Tipo de produção: Entrevista
Direção, roteiro e produção: “Sala de convidados” é apresentado por Renato Farias
Publicado: 10 de março de 2015.
Origem: YouTube
Unidiversidade – Transexualidade
Sinopse:Esta edição do Unidiversidade fala sobre transexualidade. O direito a uma vida normal, problemas com discriminação e rejeição estão entre os temas debatidos, entre outros assuntos. Gravado no Palácio da Cidade, em Botafogo, no Rio de Janeiro.
Tipo de produção: Reportagem
Direção, roteiro e produção: Do repórter Renato Farias
Publicado: 13 de fevereiro de 2014
Origem: YouTube
“T”
Sinopse: Documentário produzido pelas alunas do sexto termo em Jornalismo UNESP-Bauru para a disciplina de Telejornalismo II, ministrada por Denis Porto Renó.
Tipo de produção: Documentário
Direção, roteiro e produção: Ana Luiza Martins, Carolina Meira, Mirjan Zeitler, Tânia Mendes. Ministrada por Denis Porto Renó
Publicado: 18 de Maio de 2015
Origem: YouTube
Transexualidade – A vida em corpo invasor
Sinopse: Transexualidade: o sofrimento, os desafios e o tabu confrontados por aqueles condenados a viver em constante “corpo invasor” – seu próprio gênero biológico.
Tipo de produção: Documentário produzido pelos alunos do curso de Comunicação Social com habilitação em Mídia Eletrônica das Faculdades Estácio-Assesc, em Florianópolis/SC
Direção, roteiro e produção: Fabrício Simões Bueno de Morais, Maycon Dalponte Citadin, Ramon Bernardo Cardoso e Ricardo Tonietto Ribeiro de Lima.
Publicado: 4 de dezembro de 2014
Origem: YouTube
Transgênero
Sinopse: O que é gênero ou orientação sexual? Neste documentário buscamos não apenas mostrar o que essas pessoas tem a dizer, mas procuramos entender um pouco do mundo delas. O que você vê aqui é o resultado de inúmeras conversas e encontros, os quais nos possibilitaram ir além da simplicidade da mídia e da internet, mas ficar frente a frente com o ser humano por trás da tela ( e do esteriótipo).
Tipo de produção: Documentário
Direção, roteiro e produção: Karina Bettone, Natalia Duez, Renata Carlini, Pedro Travassos (Design), Camila Toniolo
Publicado: 18 de maio de 2016
Origem: YouTube
Além do Corpo – Retratos de vida de cinco transgêneros
Sinopse: “Além do Corpo – Retratos de vida de cinco transgêneros” apresenta fragmentos da história de vida de cinco pessoas transgêneras, a partir da decisão de mudar de gênero e assumir uma nova identidade perante a sociedade. As dificuldades e desafios encontrados nas relações de trabalho, familiares e sociais em geral compõe esse retrato, além de abordar seus respectivos processo de transição.
Tipo de produção: Documentário
Direção, roteiro e produção: Ananda Porto, Betina Cremasco, Bettina Pedroso, Jaíce Cristina e Nicole Dariolli, sob orientação da Prof. Dra. Ivete Cardoso do Carmo Roldão.
Publicado: 11 de janeiro de 2016
Origem: YouTube
O Riso dos Outros
Sinopse: Existem limites para o humor? O que é o humor politicamente incorreto? Uma piada tem o poder de ofender? São essas questões que o O Riso dos Outros discute a partir de entrevistas com personalidades como os humoristas Danilo Gentili e Rafinha Bastos, o cartunista Laerte e o deputado federal Jean Wyllys, entre outros.
O documentário mergulha no mundo do Stand Up Comedy para discutir esse limite tênue entre a comédia e a ofensa, entre o legal e aquilo que gera intermináveis discussões judiciais. O filme foi dirigido por Pedro Arantes, diretor de séries de humor como “As Olívias”, do canal Multishow, e “Vida de Estagiário”, da TV Brasil.
Tipo de produção: Documentário
Direção, roteiro e produção: Pedro Arantes
Publicado: 12 de dezembro de 2012
Origem: YouTube
Bichas, o documentário
Sinopse: Esse filme fala, antes de tudo, de amor. Para ser mais exato: de amor próprio. A palavra BICHA vem sendo usado de forma errada, como xingamento. Quando na verdade, deveríamos tomar como elogio.
Ser bicha é correr o risco de ser agredido pela ignorância. Resistimos para nos proteger, resistimos para vencer.
Ser bicha é ser livre.
Não vamos deixar que nos vençam. Não mesmo!
Tipo de produção: Documentário
Direção, roteiro e produção: Marlon Parente.
Publicado: 20 de fevereiro de 2016
Origem: YouTube