#EstaçãoSul realiza entrevistas e oficinas da pesquisa #saúdedapopulaçãoLGBT em Curitiba-PR
A equipe de pesquisadores da #EstaçãoSul avança cada vez mais nos trabalhos de coleta de dados da pesquisa “Análise do acesso e da qualidade da atenção integral à saúde da população LGBT no SUS”. Após terminar as atividades em Maringá-PR, eles seguiram para Curitiba-PR e entre os dias 08 e 10 de julho realizaram 50 entrevistas com os profissionais de saúde. “A maioria dos profissionais de saúde foi muito receptiva sendo que alguns, mesmo após as entrevistas, continuaram a conversar com os entrevistadores e a repassar informações importantes, demonstrando curiosidade e interesse pela pesquisa”, destaca Murilo Moscheta, coordenador regional da pesquisa.
Já as oficinas foram realizadas dos dias 25 de agosto a 02 de outubro, sendo cinco com gays, uma com lésbicas e duas com transexuais. Devido ao número de participantes, foi necessário realizar duas oficinas simultaneamente com transexuais. De acordo com Murilo, a equipe conseguiu colher informações relevantes para a pesquisa. “Posteriormente, entre os dias 25 a 27 de setembro, membros da equipe retornaram para Curitiba para fazer o restante das oficinas, com o apoio do Grupo Dignidade e, em um terceiro momento, 30 de setembro a 02 de outubro, com o apoio do grupo Marcela Prado, as atividades foram finalizadas em Curitiba”, conta o coordenador.
Os pesquisadores contaram com a ajuda de organizações que trabalham com a população LGBT em Curitiba e a equipe de profissionais do Centro de Pesquisa e Atendimento a Travestis e Transexuais (Cepat). Todas as entrevistas e oficinas estão sendo transcritas e armazenadas no banco de dados. A equipe dedica-se agora à realização da última etapa da coleta de dados na cidade de Porto Alegre-RS.
Comunicação Saúde LGBT